quarta-feira, 12 de março de 2014

Obesidade felina: solução passa por refeições mais pequenas e mais frequentes

A obesidade em felinos está relacionada com o consumo de alimentos em excesso e com a falta de exercício físico. De acordo com um estudo agora publicado, o consumo de refeições mais pequenas e mais frequentemente pode ajudar a combater esta doença em felinos.




De acordo com os cientistas da Universidade de Illinois, aumentar a frequência das refeições destes animais pode ajudar a aumentar a atividade física. A ideia é alimentar os gatos com a quantidade de alimentos apropriada para a manutenção de um peso saudável, mas dividida em vários momentos do dia.

Para chegarem as estas conclusões, os investigadores avaliaram a atividade física de vários gatos entre as refeições. Na primeira experiência, os gatos foram divididos em quatro salas e em cada uma os gatos foram alimentados quatro vezes, duas vezes, uma vez e um número aleatório de vezes por dia. A quantidade de alimentos dados aos animais em cada uma das salas foi idêntica, apenas variando a frequência da alimentação.

Na segunda experiência, os gatos foram divididos em duas salas e foram alimentados duas vezes por dia, bebendo água uma hora antes de cada refeição. Os gatos só eram fechados individualmente durante as refeições e durante o resto do dia tiveram uma interação limitada com pessoas.

Na primeira experiência, os investigadores observaram que os animais eram mais ativos antes das refeições, especialmente os gatos que foram alimentados quatro vezes por dia e aqueles que tomaram um número aleatório de refeições. “Se sabem que vão ser alimentados é quando se tornam bastante ativos, porque conseguem antecipar”, revelam os cientistas.

Os gatos demonstraram ser ainda mais ativos na segunda experiencia, em que bebiam água antes das refeições, mas neste grupo o pico de atividade física ocorreu depois das refeições.

Fonte: http://www.veterinaria-atual.pt/news.aspx?menuid=67&eid=8703&bl=1&page=2

Sem comentários:

Enviar um comentário