quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Factos que podem mudar a tua visão

Ratos, morcegos e tubarões – estes animais não parecem ser particularmente bonitos e acredita-se erradamente que são uma ameaça. O Huffington Post vem justamente provar o contrário. Veja como as criaturas que se seguem podem ajudar as pessoas e o meio ambiente de formas que nunca havia imaginado.

1.Os tubarões ajudam-nos a respirar
Ao comerem os peixes velhos e doentes, os tubarões mantêm o ecossistema saudável e controlam a acumulação de algas no oceano. Os cientistas preveem que, se os tubarões não existissem, os níveis de algas seriam altíssimos, fazendo disparar os níveis de oxigênio e afetando toda a vida na Terra.
Além disso, os seres humanos são muito mais mortais para os tubarões do que eles são para nós – o Homem mata cerca de 11.417 tubarões a cada hora.

2.Os ratos farejam bombas
Os ratos têm um olfato extraordinário – são de tal forma precisos que, em Moçambique, têm sido usados ​​para eliminar mais de seis milhões de metros quadrados de explosivos escondidos.

3.As cobras comem os ratos
Embora os ratos possam ser úteis, eles também espalham uma série de doenças perigosas. Felizmente, as cobras controlam o seu número, e o de outros portadores de doenças, ao alimentarem-se deles.

4.Os esquilos dão-nos árvores
Estes pequenos roedores são uns dos maiores colecionadores desde sempre. Eles adoram armazenar nozes – e reúnem tantas que, muitas vezes, se esquecem de onde as deixaram. Acontece que essas nozes transformam-se em belas árvores – e nós, claro, agradecemos.

5.Os sapos avisam-nos se a água é limpa
Quando os sapos não estão muito bem, nós provavelmente também não vamos ficar. Se os sapos estiverem doentes, esse é um sinal claro de que a qualidade da água não está no seu melhor.

6.As aranhas são boas para comer
Talvez não tanto para nós, mas as aranhas são deliciosas para os peixes e as aves. Estes animais comem tantas aranhas que, se elas não existissem, eles também não sobreviveriam. Já as aranhas também gostam de comer uma série de insetos com que não simpatizamos, como mosquitos, moscas e baratas.

7.As focas ajudam-nos a estudar as alterações climáticas
As focas são conhecidas por serem um pouco mal-humoradas, mas as suas competências enquanto nadadoras nas profundezas ajudam-nos bastante. Os pesquisadores têm-lhes ligado sensores para melhor descobrir os padrões de circulação oceânica – ou seja, estes animais podem ajudar a salvar o planeta.

8.As abelhas dão-nos frutos
Ao mesmo tempo que produzem mel, as abelhas suportam 80% do crescimento das produções agrícolas humanas. Isso significa que, sem elas, perderíamos uma série de alimentos, como morangos, maçãs, pêssegos, nozes, entre muitos outros.

9.Os morcegos ajudam vítimas de derrames
Os morcegos podem parecer assustadores, mas na verdade ajudam a salvar vidas. A saliva dos morcegos tem sido usada para dissolver coágulos de sangue em vítimas de derrames cerebrais. E as suas fezes são um ótimo fertilizante natural.

10.Os besouros ajudam a regular o ecossistema
Os besouros desempenham um papel muito importante nas nossas vidas, comendo outros insetos e promovendo a biodiversidade. Os escaravelhos ajudam na decomposição ao alimentarem-se de resíduos de origem animal e decompondo cadáveres.

11.Os castores evitam inundações
Estes animais são muito úteis – as barragens que constroem ajudam a prevenir inundações naturais, secas e incêndios florestais.

Fonte:
http://www.engenhariae.com.br/curiosidades/12-animais-nada-simpaticos-mas-que-nos-ajudam-a-viver-melhor/

Sem comentários:

Enviar um comentário